
Todos nós sabemos a extrema importância desta refeição não é verdade?!
É realmente FUNDAMENTAL a todos os níveis, quer físicos, quer psicológicos quer organicos.
Hoje acordei cedo e fiz um pouco de ronha.
Entretanto acabei por achar que me tinha atrasado e não tinha tempo de tomar o pequeno-almoço e saí de casa sem o tomar.
No entanto chego antes da hora ao trabalho e decido ir ao café comprá-lo mas para comer na escola enquanto espero pela primeira menina do dia.
Pensado e feito.
Estou eu quase no fim quando chega a X e logo lhe peço desculpa por estar a acabar de comer, mas que não tinha tido tempo de o fazer em casa.
Acabo num instante e começamos a trabalhar.
Pergunto-lhe o que foi o pequeno-almoço e qual não é o meu espanto quando me diz que não o tomou....
É uma criança de 10 anos, já tem os seus problemas, e não tomar o pequeno almoço ainda agrava a situação.
Como se pode deixar uma criança começar o dia sem nada no estomago e sem alimentar o cérebro?!
Dou-lhe uma actividade para fazer enquanto vou ao carro buscar umas bolachas que lá tinha...
Os olhos dela brilhavam ao ver umas simples bolachas.
E os meus enchiam-se de tristeza por presenciar este momento.
Como podem estas crianças evoluir?!
Bem sei que estou num concelho em que a maioria das crianças tem poucas possibilidades, mas o pequeno-almoço é TÃO ESSENCIAL...
Se calhar há mais casos destes ao meu redor do que eu penso, porque simplesmente nunca me lembrei de falar em tal assunto, nunca me lembrei de lhes perguntar o que comeram ao pequeno-almoço, mas agora já sei... vai passar a fazer parte do meu questionário diário, e com isso andarei também sempre acompanhada de alimentos para fornecer a quem necessitar.
"O pequeno-almoço é considerado por muitos especialistas como a refeição mais importante do dia. Verdadeiro despertador, a primeira refeição da manhã é o carregador das baterias orgânicas, sobretudo das células cerebrais. As crianças que não o tomam apresentam menores níveis de atenção, têm mais dificuldade em concentrar-se e podem mesmo alcançar piores resultados nos testes de avaliação.
Um bom pequeno-almoço fornece uma porção considerável de substâncias nutritivas (dificilmente recuperáveis ao longo do dia, se for esquecido) e aumenta os níveis energéticos, permitindo uma melhor atitude face à escola ou ao trabalho."
Paula Veloso, Nutricionista
Go With The Flow!
Step By Step!